domingo, 8 de novembro de 2009

A presença do Katrina

Desde agosto de 2005 o fantasma do Katrina assombra a cidade de New Orleans.
Até então eu sabia que tinha sido uma catástrofe, com a cidade tendo pontos onde as casas ficaram por semanas submersas, pessoas se amontoando em estádios, fome, doenças,enfim, as histórias que eu já coloquei aqui no blog antes de vir pra cá, porém, eu não tinha noção da extensão disso, do quanto que havia ficado dentro d`água. Nessa sexta feira, eu descobri. Realmente me deixou não só impressionado, como agora eu entendendo o porque de tanto medo de um novo furacão ocasionar uma nova catástrofe aqui na cidade.


Esse foi um dos melhores mapas que eu achei que passa exatamente o quanto os "bairros" ficaram alagados.

Sexta feira fui me matricular no meu curso de inglês que começa em janeiro, e ao colocar o endereço da faculdade no GPS ele me levou por uns bairros, onde TODAS as casas ficaram submersas. Se olharem no mapa, na parte perto do Portchartrain Park, Gentilly e London Avenue Canal. É a área mais azul no espaço superior do mapa.  E assim, não foram casinhas pobres, pequenas, humildes, foram casas maneiríssimas, enormes, altas, numa área até então nobre da cidade de New Orleans e a única coisa fora d`água foram alguns telhados.
Todas as casas afetadas pelo Katrina possuem um X no ponto que a equipe de busca passou, normalmente os X estão perto das portas, porém existem marcas em alguns telhados até hoje, mostrando que naquela casa a coisa foi muito pior.
Buscando na internet o significado, descobri que a parte de cima do X é a data que as equipes de busca passaram, do lado direito se encontraram alguém, do lado esquerdo a equipe que realizou a busca(código deles) e a parte de baixo se tinham mortos na casa.
As fotos abaixo mostram os X que aqui são chamados de Katrina`s tatoo, em algumas casas para ilustar um pouco melhor o que eu falei acima.


Os bombeiros informavam as outras equipes de resgate com o X que a casa havia sido vistoriada e faziam as vezes observações sobre crianças...

e principalmente sobre animais. Muitos foram deixados ou não puderam se salvar...infelizmente... :-(
outros tiveram mais sorte... :-)
Como vocês podem perceber pela data, quase um mês e meio depois, as buscas ainda eram realizadas.


Essa casa foi vistoriada duas vezes. Uma no dia 16/09 e outra no dia 29/09.


Essa casa possui o X no telhado. Também foi vistoriada duas vezes, uma no dia 11/09 e outra no dia 19/09 quando a água ja estava mais baixa.


Muitas pessoas reformaram as casas e deixaram o X, outras, para não desvalorizar muito a casa, reformaram, e apagaram o X como na foto.

Queria fotos das casas também como eram antes do Katrina e buscando imagens na internet achei essa abaixo que mostra exatamente como era a casa, como ela ficou durante, depois e hoje em dia infelizmente foi demolida...  Reparem que a casa ja ficava em uma parte um pouquinho mais elevada no terreno e que mesmo assim a agua quase chegou ao telhado.

Muitas casas estão reconstruídas e mais imponentes que antes, algumas conseguiram ser elevadas mais de 2 metros do chão, mas infelizmente ainda existem várias casas condenadas e desabitadas, fazendo parte da paisagem e meio que não deixando ninguém se esquecer do Katrina (como se isso fosse possível).


Algumas casas foram elevadas recentemente, como essa da foto.

Essa semana conforme o relato anterior estaremos conhecendo o furacão Ida. Segundo as agências meteorológicas daqui, ela ainda é uma chuva tropical, já esta entrando no Golfo do México e deve ser apresentado para a gente amanhã com muita chuva, vento e a gente já está sentindo a temperatura caindo. Assim que a Ida passar e o tempo voltar a ficar bom, pretendo fazer um tour por essa área e fotografar por minha conta essas casas que já estão registradas na minha cabeça.
Estão falando que o Ida será tranquilo, mas podemos sofrer problemas de energia. Sendo assim, hoje compramos água, biscoitos, comidas em latas e lanternas caso alguma árvore resolva cair na fiação.
Vou ficando por aqui e assim que der, amanhã dou notícias sobre o furacão Ida e falarei sobre o nosso sábado no parque Audubon.

Boa semana para todos.

PS:Thiago, valeu pela dica. Me amarro em John Mayer e tentarei ir ao show dele!!! Abração pra vc e manda abraço pra todos da Oi.

Um comentário:

  1. É amor... não foi dessa vez que vimos um furacão, ainda bem... O Ida passou longe, longe.
    Realmente é impressionante o que aconteceu com a cidade no Katrina, mas acho que o mais impressionante foi a reconstrução da cidade, e o espírito do povo daqui, que mesmo com toda a tragédia que aconteceu continua hospitaleiro.
    Te amo muito

    ResponderExcluir